Seminário Experimental
SubtítuloPesquisa em Música e Escuta Crítica
MS260 - A
Presença nas aulas.
Participação nas discussões em sala de aula.
Redação de trabalho final.
BARENBOIM, Daniel. Escutar e ouvir. In: —. A música desperta o tempo: reflexões e ensaios. Tradução de Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 47–56.
Dantas, D. F. (2005). A dança invisível: sugestões para tratar da performance nos meios auditivos. In Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (pp. 1–14). São Paulo: Intercom.
DRAPER, Paul. On critical listening, musicianship and the art of record production. Journal on the Art of Record Production, v. 8, n. 1, p. 1–12, 2013. Disponível em: https://www.arpjournal.com/asarpwp/on-critical-listening-musicianship-and-the-art-of-record-production/. Acesso em: 5 maio 2025.
Lopes da Silva, H., & Vasconcelos Barbosa, R. (2017). Escuta (cria)tiva: Propostas para o desenvolvimento da escuta musical na educação básica. Foro de Educación, 15(22), 1-15. doi: http:// dx.doi.org/10.14516/fde.554
Discussão de Projetos
Aspectos da escuta crítica
Aulas presenciais com discussão dos projetos dos discentes.
Discussão sobre escuta crítica musical.