Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Pesquisa em Música e Escuta Crítica

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala DM43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Vinicius de Sousa Fraga

Leandro Barsalini

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Critério de Avaliação

Presença nas aulas.

Participação nas discussões em sala de aula.

Redação de trabalho final.

Bibliografia

BARENBOIM, Daniel. Escutar e ouvir. In: —. A música desperta o tempo: reflexões e ensaios. Tradução de Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 47–56.

Dantas, D. F. (2005). A dança invisível: sugestões para tratar da performance nos meios auditivos. In Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (pp. 1–14). São Paulo: Intercom.

DRAPER, Paul. On critical listening, musicianship and the art of record production. Journal on the Art of Record Production, v. 8, n. 1, p. 1–12, 2013. Disponível em: https://www.arpjournal.com/asarpwp/on-critical-listening-musicianship-and-the-art-of-record-production/. Acesso em: 5 maio 2025.

Lopes da Silva, H., & Vasconcelos Barbosa, R. (2017). Escuta (cria)tiva: Propostas para o desenvolvimento da escuta musical na educação básica. Foro de Educación, 15(22), 1-15. doi: http:// dx.doi.org/10.14516/fde.554

 

 

 

 

Conteúdo

Discussão de Projetos

Aspectos da escuta crítica

Metodologia

Aulas presenciais com discussão dos projetos dos discentes.

Discussão sobre escuta crítica musical. 

Observação

-->