Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma CQ
Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Dramaturgias e escritas performativas: uma abordagem teórico-prática
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - CQ
Sala
na Sala 03 do Depto. de Artes Cênicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Início das aulas dia 06 de agosto.
Docentes
Critério de Avaliação
Leituras de discussões de textos da Bibliografia e proposições do material criativo dos participantes.
Bibliografia
ARENDT, Hannah – A Condição Humana. Rio de Janeiro, Forense, 1993d
ARISTÓTELES – Ética a Nicômaco. Trad. e Comentários de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. Poética. Trad. e Comentários de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991 – (Os Pensadores, vol. II).
CALAME, Claude – Eros na Grécia Antiga. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
DUARTE, Adriane da Silva – Cenas de Reconhecimento na Poesia Grega. Campinas SP: Editora Unicamp, 2012.
FERNANDES, Silvia – “Teatros do Real”, em Revista Sala Preta n.13 v.2, 2º semestre 2013.
FÉRAL, Josette – Theorie et Pratique du Théâtre: au de-là des limites, Montpellier: Entretemps, 2011.
FISCHER-LICHTE, Érica – The Transformative Power of Performance, London/N.York: Routledge, 2008.
LEHMANN, Hans-Thies – Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SARRAZAC, Jean-Pierre – Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SZONDI, Peter – Teoria do Drama Moderno – São Paulo: Perspectiva, 2001.
Conteúdo
O curso, de caráter teórico-prático, propõe experimentos com escritas cênicas e performativas, a partir de problematizações da noção de ação em três momentos históricos distintos: clássico, moderno e contemporâneo. Do período clássico serão abordados os estudos de Aristóteles na “Poética” e na “Ética a Nicômaco”, discutidos no contexto ampliado da cultura grega antiga. Do período moderno, a ação será problematizada a partir da “crise do drama”, nas perspectivas distintas de Szondi e Sarrazac. Por fim, serão tematizadas as tensões entre ação, ficção e experiência, em exemplos do teatro contemporâneo e da performance.
Metodologia
As exposições teóricas serão acompanhadas de análises de cenas e material artístico. Os experimentos incluem exercícios iniciais feitos em sala de aula e o acompanhamento das propostas dos alunos.
Observação
Pelo caráter teórico-laboratorial do curso, optamos por um máximo de 15 alunos.