Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma PT
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - PT
Sala
na Sala 05 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Paulo José de Siqueira Tiné
Critério de Avaliação
Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente.
Bibliografia
CARVALHO, José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas
Revista Transcultural, N 7, 2003.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996.
CINTRA, Celso. A musicologia comparada de Alain Daniélou: contribuições para um diálogo musical. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA-USP, 2013.
COSTA, Rogério L. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação. Tese de Doutorado. São Paulo, PUC, 2003.
DAHLHAUS, Carl. Esthetics of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005.
PIEDADE, Acácio. Jazz, Música Brasileira e Fricção de Musicalidades. Revista OPUS, v.11, 2005, p 197 – 207.
RIZEK, Ricardo. A Teoria da Harmonia em Platão: um estudo sobre a identidade da música ocidental. Dessertação de Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2003.
Conteúdo
“A musicalidade extra-musical e a extramusicalidade musical”;
O conceito de Opus e a Música Popular a partir de C.Dalhaus;
As fricções das musicalidades e Tópicas em música popular;
A estruturação poética da fraseologia a partir de exemplos de música popular;
O musicologia comparada de Alain Daniélou e suas implicações;
O Nacionalismo e o Popular: paralelos entre o nacionalismo de Mário de Andrade e Canção de Protesto;
A divisão tripartite da semiologia proposta por Nattiez/Molino;
Modo e Temperamento: interdependência mútua;
Propostas de análise para música popular escrita e improvisada;
A etnomusicología em iempos de canibalismo musical (José Jorge de Carvalho)
Metodologia
Leitura e discussão de textos, vídeos e áudio-palestras. Análise e audição de obras e gravações relacionadas aos tópicos abordados.
Observação