Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Atuação
Subtítulo
O samba de roda: um estudo a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Cód. Disciplina - Turma
AC202 - B
Sala
AD06 (1a. aula) / AD05 (demais aulas)
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Essa disciplina terá início no dia 18 de março de 2019, das 17h00 às 20h00. A primeira aula será na sala AD-06 e as demais na sala AD-05 (ambas ficam no DACO / PAVIARTES - Barracão dos cursos de Dança e Teatro).
Será predominantemente prática. Os alunos devem ir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo.
Docentes
Critério de Avaliação
Participação em sala de aula.
Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.
Estudo da bibliografia indicada.
Apresentação da criação de um corpo em processo.
Bibliografia
AMOROSO, Daniela M. Levanta mulher e corre a roda: estética, diversidade e contextos culturais no samba de roda de São Félix e Cachoeira. 2009. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA.
AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidade nagô, Petrópolis, R; Vozes, 2008.
DORING, Katharina. Cantador de Chula: O Samba Antigo do Recôncavo. Camaçari, BA: Ed. Pinaúna, 2016.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
RAFAEL, Ulisses Neves. Xangô Rezado Baixo: um estudo da perseguição aos terreiros de Alagoas em 1912. 2004.Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino – pesquisador - intérprete: processo de formação, Lauro de Freitas: Solisluna, 2018.
__________. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). UFRGS, Porto Alegre, RS, 2012.
__________. O método BPI (bailarino-pesquisador-intéprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
SANTOS, J. E. dos. Os nagô e a morte. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2012.
VERGER, P. Lendas africanas dos orixás. São Paulo: Corrupio, 1985.
Conteúdo
Esta disciplina abordará o samba de roda, manifestação tradicional popular brasileira a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e através do recorte do projeto de pesquisa “Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Miriam”, no qual foi investigado o samba de roda realizado dentro e fora do terreiro de Candomblé de Mãe Miriam em Maceió - AL. Nela, pretende-se aprofundar o estudo da estrutura física e da anatomia simbólica do método BPI presente nesta manifestação, como ponto de partida para o desenvolvimento corporal dos alunos e colaborar, assim, com suas pesquisas em andamento que tenham o corpo como elemento fundamental na criação.
- A estrutura física e a anatomia simbólica do método BPI;
- As matrizes de movimentos do samba de roda;
- Significados e simbolismos dessa manifestação;
- A leitura dos corpos da manifestação;
- As paisagens-cenários;
- Estrutura coreográfica: ampliar as possibilidades de leitura considerando a paisagem circundante;
- A relação do corpo com objetos e figurinos desta manifestação;
- As sonoridades advindas do samba de roda;
- Alguns aspectos do eixo inventário no corpo.
Metodologia
Aulas prático-expositivas.
Laboratórios.
Discussão de textos.
Estudos de materiais audiovisuais.
O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.
Observação
A disciplina acontecerá das 17h às 20h numa sala (a definir) do Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES. Será predominantemente prática. Os alunos devem ir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo.