Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma B
Nome
Seminário Experimental
Subtítulo
Pesquisa e Performance Musical
Cód. Disciplina - Turma
MS260 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS260 - Seminário Experimental
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados pela apresentação de seu próprio seminário (40%) e do recital comentado (40%), bem como pela participação nas atividades que serão desenvolvidas durante o curso (20%).
Bibliografia
BROWN, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750- 1900 . Oxford University press 2002.
BUKOFZER, Manfred F. Music in the Baroque era: from Monteverdi to Bach. New York: W. W. Norton, 1947.
DAHLHAUS, Carl. Estética Musical, trad. Artur Morão, Lisboa: Ed. 70, 1991.
________________ . Foundations of music history, trad. J. B. Robinson, Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
DART, Thurston. A interpretação da música. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
DONINGTON, Robert. A performer’s guide to Baroque music. New York: Charles Scribner’s Sons, 1973.
ELLIOT, Martha. Singing in style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006.
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
KITE-POWELL, Jeffery T. (ed). A Performer’s Guide to Renaissance Music. New York: Schirmer Books, 1994.
MABRY, Sharon. Exploring twentieth-century vocal music. Oxford: Oxford University Press, 2002.
MANN, Alfred. Bach and Handel: choral performance practice. Chapel Hill: Hinshaw Music, Inc., 1992.
NEWTON, George. Sonority in singing: an historical essay. Nova York: Ed. Vantage, 1984.
PARROT, Andrew. The essential Bach choir. Woodbridge: The Boydell Press, 2000.
RATNER, Leonard G. Romantic music: sound and syntax. New York: Schirmer Books, 1992.
RINK, J. Musical Performance: a guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
ROSEN, Charles. The Classical Style: Mozart, Haydn and Beethoven. New York, Norton, 1971.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo:Cortez Editora, 2009
Conteúdo
A disciplina propõe reflexões sobre temas de pesquisas na área da performance musical (com ênfase na música vocal), após as quais os alunos farão apresentações obrigatórias de recitais e seminários sobre seus temas de pesquisa.
Metodologia
As ferramentas metodológicas utilizadas na disciplina serão:
- Reflexões em sala de aula a partir da leitura de textos sobre a pesquisa em performance musical;
- Apresentação de seminários individuais a respeito das pesquisas realizadas, acompanhados de sugestões e críticas que têm como objetivo auxiliar os alunos na construção do projeto final tendo em vista o exame de qualificação .
- Apresentação obrigatória de recital comentado.
Observação