Turma AV004 - Teorias da Arte - Turma A
Nome
Teorias da Arte
Subtítulo
Arte e Ecologia
Cód. Disciplina - Turma
AV004 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV004 - Teorias da Arte
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
É necessário o domínio da língua inglesa.
As aulas terão início em 20/03.
Docentes
Claudia Valladao De Mattos Avolese
Critério de Avaliação
A avaliação será baseada na presença e participação em sala de aula, além da entrega de trabalho escrito.
Bibliografia
Braddock, Ana e Irmscher, Christoph, A Keener Perception (org.) Ecocritical Studies in American Art, Tuscaloosa: University of Alabama Press, 2009.
Dean, Warren, With Broadax and Fire. The Destruction of the Brazilian Atlantic Forest, Los Angeles: University of California Press, 1995.
Glotfelty, Cheryll e From, Harold, The Ecocriticism Reader. Landmaks in Literary Ecology, The Univ. of Georgia Press, Athens e Londres, 1996.
Mattos, Claudia, “Paisagem, Monumento e Crítica Ambiental na obra de Félix-Émile Taunay”, 19&20: Rio de Janeiro, vol. 5, n. 2, abr. 2010.
Menard, Andrew, “Robert Smithson’s Environmental History”, in: Oxford Art Journal 37.3 2014, p. 285–304.
Nisbet, James, Ecologies, Environments, and Energy Systems in Art of the 1960s and 1970s, Cambridge: MIT Press, 2014.
Pádua, José Augusto Um Sopro de Destruição, Pensamento Político e Crítica Ambiental no Brasil Escravista, Rio de Janeiro: Zahar, 2002
Restany, Pierre, Krajcberg, Franz e Baendereck, Sepp, Manifesto do Rio Negro, uma viagem à amazônia / a arte colocada em posiçāo crítica, Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 1978.
Shtromberg, Elena, Art Systems. Brazil & The 1970’s, Austin: University of Texas Press, 2016.
Urban, Teresa, Missão (quase)Impossível. Aventuras e desventuras do movimento
ambientalista no Brasil, São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2001.
Conteúdo
O curso discutirá abordagens teórico-metodológicas em história da arte que partam de questões ecológicas. Em seguida serão abordados casos significativos de relação entre arte e ecologia no Brasil, desde o século XIX até a contemporaneidade.
Metodologia
O curso consistirá de aulas expositivas, discussões de textos e seminários.
Observação
É necessário o conhecimento da lingua inglesa.