Seminários Avançados
SubtítuloMS262 - C
Início das aulas: 05/08/2025
A disciplina será ministrada numa sala do Instituto de Economia (ao lado do Barracão do IA).
O número da sala será informado posteriormente.
Presença e participação nas aulas. Apresentação oral e escrita de projeto de pesquisa.
ARAÚJO, Samuel; PAZ, Gaspar; CAMBRIA, Vincenzo (orgs.). Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2008.
BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Guia para pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
FREIRE, Vanda Bellard (org.). Horizonte de pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
JAPIASSU, Hilton. Alguns instrumentos conceituais. In: JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986, p. 15-20.
JAPIASSU, Hilton. O que é epistemologia?. In: JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977, p. 23-39.
LÖWY, Michael. Ideologias e ciências sociais: elementos para uma análise marxista. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
NASSIF-SCHROEDER, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. A pesquisa em educação musical: reflexões epistemológicas. In: NETO, A. S.; SILVA, A. C.; FORTUNATO, I. (orgs.). Educação musical: reflexões sobre ensino e pesquisa. São Paulo: Edições Hipótese, 2107, p. 2-20.
NASSIF-SCHROEDER, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. Música e ciências humanas. Pro-Posições, v. 15, n. 1 (43), p. 209-216, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1 (52), p. 15-27, 2007.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
A ideia principal desse curso é refletir sobre as várias vertentes epistemológicas de pesquisa em música, com foco nos principais paradigmas que sustentam as pesquisas que colocam a música em diálogo com a educação e as ciências humanas. A partir de uma premissa básica, a de que as metodologias de pesquisa se fundamentam em princípios teóricos e em procedimentos técnicos de pesquisa, pretende-se que as e os participantes tenham a possibilidade de refletir sobre a posição teórico-filosófica que suas respectivas investigações ocupam no campo mais amplo da pesquisa científica.
No primeiro bloco de aulas serão apresentadas as matrizes dos três principais paradigmas epistemológicos da pesquisa científica na educação e nas ciências humanas (Positivismo/Empirismo; Fenomenologia/Hermenêutica; Materialismo histórico-dialético), assim como os principais procedimentos de pesquisa delas derivados. No segundo bloco de aulas as e os participantes apresentarão, na forma de seminários, seus respectivos projetos que serão debatidos a partir das discussões feitas no primeiro bloco.
O material de apoio (bibliográfico e audiovisual) será disponibilizado numa pasta do Google Drive à qual alunas e alunos terão pleno acesso.