Turma AV041 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II
Subtítulo
Criatividade e Método: Teorias dos Processos de Criação em Artes Visuais e Mídias
Cód. Disciplina - Turma
AV041 - A
Sala
Sala MM031 - Departamento de Multimeios (Prédio Midialogia)
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV041 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
EMENTA: O objetivo é a pesquisa de caráter analítico-crítico, reflexivo-teórico e criativo-experimental, integrando várias linguagens expressivas em arte em interação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. A construção e a montagem das obras incluem desde procedimentos tradicionais das artes visuais até as formas híbridas.
Docentes
Critério de Avaliação
A avaliação será realizada a partir de seminários, produções artísticas dos alunos e reflexão sobre produções através de uma monografia.
Bibliografia
Detalhamento
Aula 01 - Introdução e apresentação do conteúdo programático
- Objetivo: Apresentação dos alunos e suas áreas de atuação e apresentação do conteúdo programático e do material a ser utilizado na disciplina.
- Atividades: Produzir uma apresentação e texto sobre o processo criativo e a produção do aluno (passado ou atual) ou escolher de outro artista.
Aula 02 - Relevância dos estudos sobre Processos de Criação/Produção.
- Objetivo: Discutir a relevância dos estudos sobre os processos de produção-criação para o campo da comunicação.
- Tema: Discussão sobre o enfoque do curso: processos de criação/produção.
Aula 03 – Paradigma das Redes – André Parente
- Objetivo: Apresentar e discutir as questões abordadas no artigo André Parente. “Do Centro à Periferia: Do Ponto de Fuga às Conexões das Redes”. Explicitar os padrões matemáticos que estruturam as obras produzidas do renascimento aos dias de hoje.
Aula 04 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos alunos de Processos Criativos Escolhidos. Apresentação das Produções, Manuscritos e Textos Explicativos.
- Trabalhos Apresentados:
- Atividade de Casa: Ler o Livro “Críticas Genética” e “Gesto Inacabado” da Cecília Salles.
Aula 05 - 01/09 – A Critica Genética e O Gesto Inacabado
- Objetivo: Apresentar e discutir as questões metodológicas abordadas nos livros “Críticas Genética” e “Gesto Inacabado”.
- Atividade de Casa: Preparar os Seminários e Ler o Livro “Redes de Criação” de Cecília Salles para o dia 29/09.
Aula 06 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos alunos de Processos Criativos Escolhidos. Apresentação das Produções, Manuscritos e Textos Explicativos.
- Trabalhos Apresentados:
Aula 07 - Relevância dos Estudos sobre Processos de Criação/Produção.
- Objetivo: Discutir a relevância dos estudos sobre os processos sistêmicos de criação/produção para as artes e as mídias.
- Tema: Discussão sobre os temas importantes a serem destacados pelo curso em relação ao processo de criação/produção em artes e mídias.
- Atividade de Casa: Preparar os Seminários e Ler o Livro “A Holarquia do Pensamento Artístico” de Paulo Laurentiz para o dia 29/09.
Aula 08 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos alunos de Processos Criativos Escolhidos. Apresentação das Produções, Manuscritos e Textos Explicativos.
Aula 09 - Discussão do Livro de Paulo de Laurentiz “A Holarquia do Pensamento Artístico”
- Objetivo: Apresentar e discutir as questões metodológicas abordadas no livro “A Holarquia do Pensamento Artístico” de Paulo Laurentiz com base semiótica. Principais conceitos de Semiótica.
- Tema: Apresentação dos conceitos semióticos utilizado pelo livro.
Aula 10 - Laboratório – Processos Criativos baseado no Livro
“Um retrato de Giacometti” de James Lord, publicado pela Editora Iluminuras, em 1998. Participação de Cecília Salles
- Objetivo: A partir do livro de James Lord que descreve elementos do processo de produção e criação do artista plástico Giacometti iremos aplicar a metodologia semiótica e a Critica Genética desenvolvida na disciplina. O texto de Lord será a base para a realização da atividade laboratorial. Na leitura do texto os alunos deverão destacar os elementos descritos no texto que indiquem o processo produtivo/criativo do artista.
- 1ª. Atividade: Na primeira parte da aula a atividade será realizada em grupo e os alunos irão discutir os pontos levantados no livro visando a aplicação da metodologia desenvolvida na disciplina.
- 2ª. Atividade: Na segunda parte da aula, realizaremos a primeira discussão e preparação do material que será utilizado nos dois trabalhos finais (2ª. Apresentação e Monografia). Cada aluno deverá começar a organizar o seu material para análise da produção a ser pesquisada (própria produção ou de algum artista). Também iremos definir os dias da segunda apresentação.
Aula 11 - 10/11 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 12 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
1. Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 13 - Laboratório – Orientação dos Projetos Finais –
- Atividade: Preparação do trabalho final (apresentação e monografia)
Aula 14 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
1.Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 15 - 5/12 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Conteúdo
O curso oferecerá reflexões teóricas de base semiótica sobre os processos de criação e produção nas artes e nas mídias, para que esses percursos posam ser compreendidos em sua complexidade e diversidade de manifestações. De modo mais específico, os processos criativos serão discutidos e experienciados através de produções dos alunos e de outro artista escolhido como redes complexas em permanente construção. Serão desenvolvidos debates sobre a relevância e as implicações de se abordar os diferentes modos de comunicação sob o ponto de vista processual. Também serão elaborados trabalhos práticos visando a discussão e aplicação desta metodologia nos processos criativos das produções dos alunos. Este enfoque vem se mostrando necessário para abordagem de certas questões nas artes e nas mídias contemporâneas, que envolvem as relações entre produto e processos.
Metodologia
O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:
1. A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
2. As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
3. As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias
4. Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.
Observação
Detalhamento
Aula 01 - Introdução e apresentação do conteúdo programático
- Objetivo: Apresentação dos alunos e suas áreas de atuação e apresentação do conteúdo programático e do material a ser utilizado na disciplina.
- Atividades: Produzir uma apresentação e texto sobre o processo criativo e a produção do aluno (passado ou atual) ou escolher de outro artista.
Aula 02 - Relevância dos estudos sobre Processos de Criação/Produção.
- Objetivo: Discutir a relevância dos estudos sobre os processos de produção-criação para o campo da comunicação.
- Tema: Discussão sobre o enfoque do curso: processos de criação/produção.
Aula 03 – Paradigma das Redes – André Parente
- Objetivo: Apresentar e discutir as questões abordadas no artigo André Parente. “Do Centro à Periferia: Do Ponto de Fuga às Conexões das Redes”. Explicitar os padrões matemáticos que estruturam as obras produzidas do renascimento aos dias de hoje.
Aula 04 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos alunos de Processos Criativos Escolhidos. Apresentação das Produções, Manuscritos e Textos Explicativos.
- Trabalhos Apresentados:
- Atividade de Casa: Ler o Livro “Críticas Genética” e “Gesto Inacabado” da Cecília Salles.
Aula 05 - 01/09 – A Critica Genética e O Gesto Inacabado
- Objetivo: Apresentar e discutir as questões metodológicas abordadas nos livros “Críticas Genética” e “Gesto Inacabado”.
- Atividade de Casa: Preparar os Seminários e Ler o Livro “Redes de Criação” de Cecília Salles para o dia 29/09.
Aula 06 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos alunos de Processos Criativos Escolhidos. Apresentação das Produções, Manuscritos e Textos Explicativos.
- Trabalhos Apresentados:
Aula 07 - Relevância dos Estudos sobre Processos de Criação/Produção.
- Objetivo: Discutir a relevância dos estudos sobre os processos sistêmicos de criação/produção para as artes e as mídias.
- Tema: Discussão sobre os temas importantes a serem destacados pelo curso em relação ao processo de criação/produção em artes e mídias.
- Atividade de Casa: Preparar os Seminários e Ler o Livro “A Holarquia do Pensamento Artístico” de Paulo Laurentiz para o dia 29/09.
Aula 08 - Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos alunos de Processos Criativos Escolhidos. Apresentação das Produções, Manuscritos e Textos Explicativos.
- Trabalhos Apresentados: 1. Afonso Moreli Avancini, 2. Ariana Lorenzino, 3. Caroline Vendite, 4. Débora Cristina de Souza, 5. Denize Quinsler, 6. Fabio E Dias, 7. Flavia Amaral Rezende, 8. Isabella Santana, 9. Jose Eugenio Soares Santiago, 10. Jurema L F Sampaio, 11. Maria Cecília Caxambu, 12. Luciana Cuzziol L Taveiros, 13. Nayara M A Yres de Oliveira, 14. Renata Almeida Fonseca e 15. Tiago P Macambira.
Aula 09 - Discussão do Livro de Paulo de Laurentiz “A Holarquia do Pensamento Artístico”
- Objetivo: Apresentar e discutir as questões metodológicas abordadas no livro “A Holarquia do Pensamento Artístico” de Paulo Laurentiz com base semiótica. Principais conceitos de Semiótica.
- Tema: Apresentação dos conceitos semióticos utilizado pelo livro.
Aula 10 - Laboratório – Processos Criativos baseado no Livro
“Um retrato de Giacometti” de James Lord, publicado pela Editora Iluminuras, em 1998. Participação de Cecília Salles
- Objetivo: A partir do livro de James Lord que descreve elementos do processo de produção e criação do artista plástico Giacometti iremos aplicar a metodologia semiótica e a Critica Genética desenvolvida na disciplina. O texto de Lord será a base para a realização da atividade laboratorial. Na leitura do texto os alunos deverão destacar os elementos descritos no texto que indiquem o processo produtivo/criativo do artista.
- 1ª. Atividade: Na primeira parte da aula a atividade será realizada em grupo e os alunos irão discutir os pontos levantados no livro visando a aplicação da metodologia desenvolvida na disciplina.
- 2ª. Atividade: Na segunda parte da aula, realizaremos a primeira discussão e preparação do material que será utilizado nos dois trabalhos finais (2ª. Apresentação e Monografia). Cada aluno deverá começar a organizar o seu material para análise da produção a ser pesquisada (própria produção ou de algum artista). Também iremos definir os dias da segunda apresentação.
Aula 11 - 10/11 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 12 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
1. Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 13 - Laboratório – Orientação dos Projetos Finais –
- Atividade: Preparação do trabalho final (apresentação e monografia)
Aula 14 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
1.Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.
Aula 15 - 5/12 – Laboratório – Processos Criativos dos Alunos
- Atividade: Apresentação dos Trabalhos Finais dos Alunos sobre os Processos Criativos Escolhidos.