Turma AV037 - Trânsitos entre a Criação, a Crítica e História da Arte - Turma A

Nome

Trânsitos entre a Criação, a Crítica e História da Arte

Subtítulo

uma abordagem psíquica do fenômeno estético com base na Psicologia Analítica junguiana e sua correlação com modelos holoinformacionais.

Cód. Disciplina - Turma

AV037 - A


Sala Remota
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV037 - Trânsitos entre a Criação, a Crítica e História da Arte
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina oferece uma abordagem científica acerca do fenômeno artístico e suas implicações, articulando, através do estudo da psicologia analítica, a epistemologia estética com suas correlações no âmbito cronológico da história da arte e seu desenvolvimento no ocidente.

Docentes

Filipe Mattos de Salles

Critério de Avaliação

Artigo científico ou trabalho audiovisual sobre o assunto.

Bibliografia

Bohm, David (2005a) On Creativity. London: Routledge
Bohm, David (2005b) Wholeness and the Implicate Order. London: Routledge Classics
Couchot, Edmond (2012) La nature de l'art: Ce que les sciences cognitives nous révèlent sur le  plaisir esthétique. Paris: Hermann
Croce, Benedetto (1965) Guide to Aesthetics. Trans. Patrick Romanell. South Bend: Regenary/ Gateway
Damasio, Antonio (1996) Descartes' Error: Emotion, Reason, and the Human Brain. London: Papermac
Eco, Umberto (1985) La definizione dell'arte. Milano: Ugo Murzia
Einstein, Albert (2005) Relativity: The Special and General Theory. New York: Penguin Group [USA], Inc.
Jung, Carl Gustav (1966) The personal and the collective (or transpersonal) unconscious. In: Collected Works of C.G. Jung, Volume 7: Two Essays in Analytical Psychology. Princeton University Press
_______________(1969a) Archetypes and the Collective Unconscious. In: Collected works of C.G.Jung, Volume 9 (Part 1): Archetypes and Collective Unconscious. Princeton University Press
_______________(1969b) The Autonomy of the Unconscious. In: Collected works of C.G.Jung, Volume 11: Psychology and Religion: West and East. Princeton University Press
_______________(1969c) Psychological commentary on the Tibetan book of the Great Liberation. In: Collected works of C.G.Jung, Volume 11: Psychology and Religion: West and East. Princeton University Press
_______________(1975) On Psychic Energy. In: Collected works of C.G.Jung, Volume 8: Structure & Dynamics of the Psyche. Princeton University Press
Pareyson, Luigi (1966) I problemi dell'estetica. 2nd ed. Milano: Marzorati
Plato (2012) The Republic. Luton, Bedfordshire: Andrews UK Ltd.
Silveira, Nise da (1978) Jung - Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra
Wilber, Ken [org.] (1982) The Holographic paradigm and other paradoxes: exploring the leading edge of science. Boulder: Shambhala

Conteúdo

- Introdução ao panorama das teorias estéticas modernas
- Referências básicas do fenômeno da consciência
- C.G.Jung: a teoria dos Arquétipos e Inconsciente Coletivo
- O modelo holográfico de K.Pribram e D.Bohm
- Arte segundo o modelo arquetípico-holográfico
- Processos criativos e desenvolvimento histórico da arte segundo este modelo referecial

 

Metodologia

Aulas teóricas expositivas

 

Observação

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