Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
SubtítuloAnálise musical no contexto dos repertórios dos séculos XX e XXI
MS104 - B
Prof. Jônatas Manzolli, Prof. Danilo Rosseti, Pq. Tadeu Taffarello, Pq. José Eduardo Fornari
É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação se baseia em três critérios: a) na assiduidade, b) numa análise que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.
BENT, Ian. Analysis. London: Macmillan, 1988.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. Oxford: University Press, 1994.
MOLINO, Jean. Analiser. Analyse Musicale, n. 15, p. 11-13, 1989.
NATTIEZ, Jean-Jacques, Analyses et Interprétations de la musique. Paris, França: Librairie philosophique J. VRIN, 2013.
STRAUS, Joseph N. Introdução à teoria pós-tonal. Tradução de Ricardo Mazzini Bordini. 3. ed. São Paulo, SP; Salvador, BA: UNESP: EdUFBA, 2013.
Desde o início do século XX – com uma notável aceleração no decorrer dos últimos 70 anos – as práticas musicais por um lado, o alcance dos estudos musicais por outro, diversificaram-se consideravelmente. Uma das consequências dessas mudanças foi de colocar em cheque alguns dos pressupostos fundamentais da análise musical tal como ela tinha se consolidado a partir do fim século XIX. A análise musical como prática, os objetivos que ela pode esperar alcançar e os meios que ela tem à sua disposição passaram por reformulações radicais, sem muita esperança de jamais voltar à unidade anterior. A presente disciplina tem por objetivo familiarizar os participantes com os principais desafios da análise musical no contexto dos séculos XX e XXI, focando em obras que fogem aos quadros tradicionais de estruturação. Ela introduz, através de exemplos concretos, os principais recursos teóricos, tecnológicos e conceituais da análise musical vigente hoje em dia.
As aulas começarão com um componente “teórico”, no qual diferentes abordagens metodológicas e epistemológicas serão apresentadas e discutidas pelos professores (responsáveis e convidados). Haverá também um componente “prático” que se dividirá em duas partes: na primeira os professores participantes apresentarão exemplos de estudos analíticos e, na segunda, cada aluno proporá, no decorrer do semestre, um trabalho de análise musical de uma peça de sua escolha.