Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação V
SubtítuloVanguardas artísticas e proposições para a escultura no século XX: Rupturas e desdobramentos
AV044 - A
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Fazer a leitura dos textos, interagir nas discussões teóricas e análises do conteúdo ministrado
Seminário de apresentação individual, do projeto de pesquisa na Pós, com foco nas questões de linguagem, aspectos poéticos, afinidades e procedimentos.
Resenha sobre a escultura no século XX, desenvolvimento histórico e investigações estéticas dos principais representantes desse período.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes: 2008.
BACHELARD, Gaston. La Poétique de l’espace. Paris. Presses Universitaires de France, 1974.
BATCHELOR, David. Minimalism. Cambridge University Press 1997.
BORER, Alain. Joseph Beuys. São Paulo, CosacNaify, 2001.
BRISSAC, Nelson Peixoto. Paisagens Críticas, Robert Smithson: arte, ciência e indústria. São Paulo, Senac, 2010.
___________ (org). Intervenções Urbanas: Arte e Cidade. São Paulo: Senac, 2002.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo, CosacNaify,1999
CABANNE, Pierre. Duchamp & Co. Terrail, Paris, 1997.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
____________. Freqüentar os Incorporais. Contribuição a uma teoria da arte contemporânea. Martins Fontes, 2008. CHAUI, Marilena. Experiência do Pensamento: Ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
CHIARELLI, Tadeu. Amilcar de Castro: Corte e Dobra. São Paulo, CosacNaify, 2003.
CORREA, Patricia. José Rezende. São Paulo, CosacNaify, 2004.
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Redefinições da escultura enquanto linguagem tridimensional segundo os manifestos artísticos do século XX: assemblage, ready made, instalação, intervenção, site specific, anti forma...
Rupturas com questões centrais da tradição da linguagem escultórica com novas temáticas e materiais industrializados
Contextualização dad proposições artísticas engendradas por características sensíveis e estruturais da matéria.
O espaço como lugar da obra e a percepção do espectador enquanto realidade de escala: arquiteura, espaco público e a natureza.
Reconfigurações espaciais do tridimensional: limites e abordagens entre o moderno e o contemporâneo na releitura da forma, espaço e tempo.
Diálogo e hibridismo com outras linguagens e áreas do conhecimento como necessidade estética.
Aulas teóricas na plataforma online classroom e meet.
Reflexões da problemática da escultura contemporânea a partir dos manifestos, obras mais representativas, catálogos de exposições e depoimentos de artistas.
Leitura de textos abordando vetores de ruptura e proposições investigativas, construtivas e expressivas.
Seminário dos discentes a partir de seus projetos de pesquisa e possíveis interpretações com o conteúdo da disciplina.