Seminário Experimental
SubtítuloMétodos e metodologias de ensino de música popular em Universidades Latino Americanas
MS260 - A
Os Seminários serão oferecidos de forma intercalada com aulas expositivas. A REMPUL (Rede de Estudos para Música Popular em Universidades Latino-americanas) é formada pelas universidades Nacional de La Plata, Nacional del Litoral (Argentina), Val Paraíso (Chile), Pedagógica Nacional (Colômbia), de Cuenca (Equador) e pela UFRJ. Os palestrantes seão, respectivamente, Prof Santiago Rome, Dr. Damian Rodrigues Kees, Dr, Pablo Palácios Torre, Profa Dora Carolina Rojas, Dr. Carlos Soria e Dr.Paulo Sá. Nas aulas ministradas pelo docente responsável serão discutidos à luz das discussões levantadas, métodos e metodologias no ensino de harmonia popular e arranjo.
Professores representantes da REMPUL
Participação nos seminários e resenha crítica sobre uma das palestras apresentadas.
BURCET, Maria Inês & SHIFRES, Flavio (Coords.). Escuchar y pensar la música. Bases teóricas y metodológicas. La Plata: Universidad Nacional de La PLata, 2013.
CABARETTA, Silvia & NUÑES, Dario Duarte (Coords). Tramas latinoamericanas para una educación musical plural. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2020.
FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro. Memórias e his´torias do acorde napolitano, suas funções em certas canções da música popular do Brasil. REVISTA DO IEB. São Paulo: Ed 34, No 59, 2014.
KEES, Damián Rodrigues. Liliana Herrero. Vanguardia y Canción Popular. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2006.
ROME, Santiago. La canción e la academia. Desencuentros, debates y perspectivas. CLANG. La Plata: (N.° 5), e003, diciembre 2018.
SORIA, Carlos Freire. El culto musical a la Virgen María en el Ecuador: el “Stabat Mater Dolorosa” del compositor Manuel María Saquecela.
Revista de Investigación y Pedagogía del Arte Núm. 1: Enero-junio de 2017
TINÉ, Paulo. A Harmonia no Contexto da Música Popular – Um Paralelo com a Harmonia Tradicional. São Paulo: Videtur-USP, 2002.
TORRES, Pablo Palacios & CORTEZ, Ismael. El compositor como intelectual en Latinoamérica Gustavo Becerra Schmidt y los límites
de la Nueva Canción Chilena. Clang (N.° 6), e008, 2020.
Palestra 1: Santiago Rome: A Canção e a Academia, o ensino da música popular na UNLP
Palestra 2: Damian Kees: Vanguarda e Canção Popular, o ensino da música popular na UNL
Palestra 3. Pablo Palacios Torres: Gustavo Becerra Schmidt y la Nueva Canción Chilena: o ensino da música popular na Universidad Valparaiso
Palestra 4. Carlos Freire Soria: El culto musical a la Virgen María en el Ecuador: el “Stabat Mater Dolorosa” del compositor Manuel María Saquecela. A música popular no Equador.
Palestra 5. Dora Carolina Rojas. O Trio Colombiano e a música de Alvaro Romero. O ensino de música popular na Universidad Pedagógica Nacional.
Palestra 6. Paulo Sá: O choro e o ensino de música popular um universidades públicas cariocas.
Entre as palestras as aulas abordarão artigos sobre o ensino de harmonia e arranjo em curso superior.
Palestras com convidados, aulas em forma de debate sobre as palestras e artigos sobre metodologias do ensino de harmonia popular e arranjo.
Todas as palestras e aulas serão minstradas à distância.