Tópicos Especiais em Encenação
SubtítuloA RUA COMO CONTEXTO, REFERÊNCIA E LUGAR DA AÇÃO ARTÍSTICA
AC302 - A
A disciplina será ministrada online via plataforma Google Meet
Participação nas aulas.
Participação nas Práticas de Grupos e nas Mesas Redondas.
Participação na proposição de experiência artística no contexto da rua.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. In: Corpos em aliança e a política das ruas – notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2018, p.75-109.
D’ALVA, Roberta Estrela. Teatro Hip Hop. São Paulo: Perspectiva, 2014.
____________. O teatro hip-hop como linguagem e alguns de seus pontos fundamentais. Sala Preta, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 194-201, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v12i1p194-201. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57561. Acesso em: 9 nov. 2020.
MIZRAHI, Mylene. A institucionalização do funk carioca e a invenção criativa da cultura. Antíteses v. 6, n. 12, p. 855-864, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/21711>. Acesso em: 09 nov. 2020.
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204210/4101365/alma_encant_ruas.pdf. Acesso em: 09 nov. 2020.
SIMAS, Luis Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2020.
SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro brasileira. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2019.
VAZ, Sérgio. Flores de Alvenaria. São Paulo: Editora Global, 2016.
VIOLA, Camile. A Criminalização do funk. Revista TRIP, 4/3/2020. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/a-criminalizacao-do-funk?utm_source=facebook&utm_medium=site-share-icon&fbclid=IwAR1GmexzBhyBMyvpi7Fks485SsXdxDHBksPHrPoNDCbvVI_v1jp0UhC5gyY. Acesso em: 09 nov. 2020.
MATERIAL AUDIOVISUAL
Padê: https://www.youtube.com/watch?v=BkrFl7depRo
Seu Zé Pelintra: https://www.youtube.com/watch?v=Zw1rgKBNuWE
Imaginação Percussiva: https://www.youtube.com/watch?v=XhjKyY1rAOw
Qual é o povo que não bate seu tambor?: https://www.youtube.com/watch?v=Y0fssE9GYPQ
Legbá: https://youtu.be/O7S0k4AmgMY
Menino no cavalo de Jorge: https://www.youtube.com/watch?v=gUSN9Nc3gCs
Festa Disco Baby: https://youtu.be/0yix-TtF9Rk
Racionais grava Mariguela na Ocupação Mauá: https://youtu.be/SdqPwjNxh5c
No fluxo - Documentário (Completo): https://youtu.be/ChFb8lhhjs8
Por dentro do funk 150 bpm: https://www.youtube.com/watch?v=1T7-6aWp7Hs
Como surgiu o baile DZ7: https://youtu.be/QH9pWluct3Q
Primeiro baile depois da ação policial que resultou na morte de nove jovens: https://youtu.be/71pcj3E2A8Q
Investigação do crime DZ7 Paraisópolis São Paulo – SP: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/15/policia-de-sp-usa-tecnologia-3d-para-recriar-paraisopolis-e-fazer-reconstituicao-virtual-da-acao-da-pm-que-deixou-nove-mortos.ghtml
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
23/03 (início da disciplina)
Apresentação do Programa de disciplina e Cronograma.
Apresentação da professora e matriculados/as/es.
Divisão dos grupos e respectivas mesas redondas e materiais.
PRIMEIRO BLOCO DE ESTUDOS
(DO CONTEXTO: O CORPO E A RUA)
MESAS REDONDAS
30/03- Prática em grupo - primeiro bloco
06/04- Corpos em Aliança e a Política das Ruas (Grupo A – 1, 2, 3)
13/04- A Alma Encantadora das Ruas e O Corpo Encantado das Ruas (Grupo B – 4, 5, 6)
20/04- O Terreiro e a Cidade (Grupo C – 7, 8, 9)
SEGUNDO BLOCO DE ESTUDOS
(DA REFERÊNCIA AO TEATRO - ESTUDO DE CASO DE UMA TRAJETÓRIA)
MESAS REDONDAS
27/04- Prática em grupo – segundo bloco.
04/05- Hip Hop + Funk + Fluxo (Grupo D – 10, 11, 12)
11/05- Teatro Hip Hop como linguagem – Núcleo Bartolomeu (Grupo E – 13, 14, 15)
TERCEIRO BLOCO DE ESTUDOS
(DA RUA À EXPERIÊNCIA DE LINGUAGENS E CRIAÇÃO DE CONCEITOS)
PALESTRAS DE ARTISTAS
18/05- Teatro de Promessas por Teatralidades Amazônicas (Ysmaille Oliveira/Grupo Pindorama)
25/05- Teatralidade Travesti da Rua para o Centro da Cena Cinematográfica (René Motta Guerra/Grupo Pindorama)
01/06- Teatro da Paixão – Semana Santa São João del Rei/MG e Salvador/BA (Grácia Navarro/Grupo Pindorama)
QUARTO BLOCO DE ESTUDOS
(PROPOSIÇÕES CÊNICAS PARA CONTEXTO DA RUA)
APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PRÉ-ELABORADAS
08/06- Prática em grupo – quarto bloco
15/06- Apresentação proposições Grupo A; Grupo B; Grupo C;
22/06- Apresentação proposições Grupo D; Grupo E. Avaliação da disciplina.
29/06- Dia excedente que poderá ser ocupado por redirecionamentos, frente a imprevistos, durante o semestre. Caso não haja necessidade não ocorrerá atividade.
Disciplina virtualmente mediada, via plataforma Google Meet. Articulação entre aulas expositivas, pesquisa bibliográfica e audiovisual, mesas redondas de discussões, palestras de artistas convidados, prática de estudo e proposição de ação cênica em grupo.
A disciplina será ministrada online, via plataforma Google Meet.
A disciplina será oferecida para o total de 15 estudantes, ficando disponível para estudantes especiais estritamente as vagas, desse total, que não forem preenchidas por estudantes regulares.