Seminário Experimental
SubtítuloA(s) guitarra(s) na Música Popular: histórico, repertório e análise
MS260 - A
Aulas oferecidas no laboratório de guitarra elétrica da UNICAMP (sala DM14), limitadas a um pequeno número de alunos, por questões estruturais e de especificidade do público alvo.
- Participação ativa em classe com reflexões e apontamento de questões acerca do uso do instrumento no campo da música popular, relacionadas ou não diretamente ao projeto de pesquisa
- Redação e apresentação de trabalho teórico ou teórico-prático enfocando tópico específico do tema conforme andamento da leitura, escuta e discussões
MADURELL, F. Situação de descoberta e escuta repetida: duas chaves para a recepção da obra. Curitiba: Editora UFPR, 2013.
NASCIMENTO, H. G. Campo polifônico: modulando sem deixar o Tom. In: UFU ano 30. Uberlândia: UdUFU, 2008, pp-71-89.
TAGG, P. Analisando a música popular: teoria, método e prática. Em Pauta, v. 14, n. 23, p. 5, 2003
_______. Music’s meanings. New York, NY, 2013.
- Contextos sócio culturais historicamente configurados, no que tange o uso do instrumento e seu alcance simbólico na Música Popular
- Itens dos códigos musicais sob análise em dado repertório, abarcando aspectos temporais, harmônicos e de timbre e sonoridade, tratados sob a ótica da produção de sentidos musicais (poéticos, comunicacionais, culturais)
- Instrumental de análise: discussão e prospecção
- Aulas expositivas
- Ensaios dirigidos com apontamentos de objetos, questões, resultados parciais de análise
- Exercícios analíticos e seminários experimentais
Bibliografia a ser expandida