Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma DG
Nome
Escritas da Cena
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AC301 - DG
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC301 - Escritas da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Inicio das aulas dia 12 de agosto.
Docentes
Critério de Avaliação
Critérios de Avaliação
- participação nas aulas
- apresentação da pratica
- apresentação de relatório final
Bibliografia
Bibliografia
ADSHEAD-LANSDALE, Janet. Dancing Texts intertextuality in interpretation. Dance books Cecil Court LTda. London, 1999
DUBOIS, Philippe e WINKIN, Ives. Rhétoriques du corps. Bruxelas: De
Boeck,1988
GATTI, Daniela. Sade na Dança: Um processo Artístico em Redes de
Saberes. Tese (Doutorado em Artes) Instituto de Artes Universidade Estadual de Campinas -. Campinas, 2010
GIL, José. Movimento Total. O corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D´Agua
Editores, 2001
GREINER, Crhistine. O Corpo – Pistas para estudos interdisciplinares. São
Paulo: Annablume, 2005.
MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes: O desafio do sec XXI. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2001
NEDDAM, Alain. Texto e Dança: Uma dramaturgia do Inapreensível. IN:
Nouvelles de danse. Nº 31. Bruxeles, Ed. Contradanse, s/d
TRASK, R.L. Dicionário de Linguagem e Lingüística. Ed contexto, 2004
Conteúdo
A disciplina pretende estudar a definição “corpo-texto”, na promoção de um corpo que é lido; escritura, elemento central da costura simbólica e da (re)presentação. A definição do termo "corpo- texto" não se limita simplesmente na tradição dos estudos de linguagem, como nas definições de um texto como porção contínua da língua falada ou escrita, ou ainda na definição de texto como um produto físico, aquilo que resulta de um discurso... ; mas busca se orientar com as finalidades do ato de criação em que o corpo que dança propõe uma leitura dialógica com os elementos envolvidos de contexto e texto de obras na produção em dança.
Metodologia
A abordagem por redes de saberes possibilitará, como intenção metodológica , ligar o universo íntimo dos artistas- estudantes ao contexto coletivo de criação na perspectiva da transformação do indivíduo e seu conhecimento: ou seja, promover o diálogo entre o sensível e o intelectual na constituição de uma visão dialógica entre o fazer e o refletir.
A gestação do "corpo - texto",dar-se-á no âmbito da apropriação de textos escolhidos no decorrer das aulas resultando na construção de partituras coreográficas.
Observação