Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma OR
Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Estética filosófica e Artes da Cena
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - OR
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
A avaliação será processual, levando em conta a participação ativa e consciente do aluno, tanto nos conteúdos teóricos como nas dinâmicas práticas. A frequência mínima para aprovação é de 75%.
Bibliografia
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ARISTÓTELES. A arte poética. Tradução Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2007.
BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator. São Paulo: É Realizações, 2012.
BAUMGARTEN, A.G. Estética: a lógica da arte e do poema. Petrópolis, Vozes, 1993.
BRANDÃO, J. S. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 2002, 3 volumes.
CARCHIA, G.; D’ANGELO, P. Dicionário de Estética. Lisboa: Edições 70, 2003.
HADDOCK, R. Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco Ltda., 2010.
KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
McFEE, G. Philosophical aesthetics of dance: Identity, Performance and Understanding. Hampshire: Dance Books Ltd, 2011.
MAFFESOLI, M. A contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.
___________, M. Elogio da razão sensível. 2. ed. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuchenbruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
NIETZSCHE, F. O Nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
PLATÃO. Apologia de Sócrates e Fédon. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica do Belo. São Paulo: Unesp, 2003.
SUASSUNA, A. Introdução à Estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
VERNANT, J.P. O Universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras,
2005.
Conteúdo
* A Estética como campo de estudos da Filosofia e suas possíveis contribuições nas artes da cena: introdução
* Mitologia grega e o princípio poético na origem do pensamento filosófico
* O nascimento da tragédia grega sob a perspectiva Nietzschiana
* O belo em Platão e a estética-ética da Pólis
* Poiesis e mímesis em Aristóteles
* O nascimento formal da Estética com Baumgarten e as seus possíveis enlaces com as artes da cena
* Gosto, juízo estético e recepção justa da obra de arte, em especial nas artes da cena, a partir da inovação kantiana.
* O princípio de razão e o supra-sensível nas artes da cena a partir da metafísica do belo de Schopenhauer.
* Estética contemporânea e artes da cena
* Categorias estéticas e conceitos filosóficos como suportes à reflexão em artes da cena
Metodologia
A disciplina conta com aulas teóricas, exposições de vídeos, debates e reflexões coletivas.
Observação