Turma AV201 - Laboratório I - Turma LW
Nome
Laboratório I
Subtítulo
Impressões e pesquisas gráficas:xilogravuras e calcogravuras.
Cód. Disciplina - Turma
AV201 - LW
Sala
na Sala 05 do Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV201 - Laboratório I
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a apresentação de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados.
Bibliografia
ASSMAN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória. Campinas: editora UNICAMP, 2011
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984
CASTLEMAN, Riva. Prints of the 20th century. London: Thames and Hudson, 1976.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La Ressamblance par Contact. Paris: Les Éditions, 2008.
DUBOIS, Phillippe. O ato fotográfico. Campinas: Editora papirus, 1993
FABRIS, Annateresa. Fotografia e a Arredores. São Paulo: Editora Letras Contemporâneas, 2009
________________. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004
________________; KERN, Maria Lúcia Bastos (org.). Imagem e Conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006
SENNET, Ricahrd. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo: Cosac e Naify, 1999.
WEINRICH, Harald. Lete – arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Conteúdo
- Questões da História da Gravura, os aspectos da materialidade das matrizes, ferramentas e estampas, caracterizando opções da expressividade dos materiais;
- A questão do tempo, registros de tempo e memória na gravura contemporânea, uso de imagens fotográficas, ação do tempo nas matrizes e nas estampas;
- A gravura, formas de pensar graficamente, etapas do trabalho, o pensamento gráfico;
- Estudo das obras de artistas gravadores, de épocas diferentes, associações e afinidades pelas escolhas de suportes e impressões;
- Pesquisas com suportes diferentes e ferramentas de escolha;
- Estudo da obra de artistas gravadores brasileiros, contemporâneos, a obra de Evandro Carlos Jardim, Renina Katz, Regina Silveira, Marco Buiti, Claudio Mubarac, Ernesto Bonato, Maria Bonomi, Marcelo Moscheta, Fernando Vilella;
- A relação da gravura com a imagem fotográfica;
- o uso de suportes variados e mistos, hibridações.
Metodologia
Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual;
- Indicação de leituras, ação do tempo, questões da memória visual;
- Indicação de leituras, textos e bibliografia;
- Pesquisas e projetos práticos de ateliê;
- Seminários com apresentação dos trabalhos desenvolvidos, aliados à pesquisa teórica e prática.
Observação